Quando o assunto é escolher o tamanho do sofá, é normal se perdemos nas medidas e opções que existem, não é mesmo? Mas saiba que seguindo alguns passos simples, podemos entender melhor sobre esse dilema sem ficar com dor de cabeça. Os pontos que precisamos lembrar são: número de pessoas que irão usá-lo, medidas das entradas, estilo do local, tamanho do ambiente e espaço para circulação.
Para entender melhor, nós da King House explicamos cada um desses passos que não podem ficar de fora na hora de escolher o tamanho do seu sofá! Continue sua leitura para saber mais.
5 passos para escolher o tamanho do sofá
Para falarmos sobre cada passo, é importante que você tenha ao seu lado uma trena ou fita métrica, além de papel e caneta, para medir e anotar cada detalhe dessa lista que fará toda diferença. Vamos começar?
1. Veja o tamanho do ambiente
Antes de pensar em qualquer modelo, estilo e até em como escolher as cores do sofá, você deve tirar as medidas do ambiente em que pretende colocá-lo. Faça isso com a ajuda de uma trena, medindo largura, altura e profundidade do local, sem se esquecer de cada canto.
Uma ótima dica é deixar objetos no espaço que o sofá ficará, dessa forma você consegue imaginar a disposição completa do lugar.
2. Deixe espaço para circulação
Não queremos um espaço apertado e desconfortável para você e suas visitas, não é mesmo? Por isso, pensar na circulação das pessoas é um passo fundamental na escolha do tamanho do seu sofá. Deixe entre 70 cm a 90 cm livres entre o sofá e outros móveis do ambiente, dando mais conforto e flexibilidade para o local.
3. Pense no número de lugares do sofá
Para pensar no número de lugares do seu sofá, verifique a quantidade de pessoas que irão usá-lo. Se você mora sozinho ou com poucas pessoas, um sofá de dois lugares pode ser o ideal. Mas se a sua família é grande, ou gosta de receber amigos em casa, opte por sofás de 3 a 4 lugares. Caso seu espaço não caiba um sofá assim, você pode incluir poltronas ou outros assentos separados para mais conforto.
Para saber quais são os tipos de poltrona e como escolher o seu modelo, é só dar uma olhada no conteúdo especial que preparamos sobre isso!
4. Veja as medidas das entradas
Um detalhe que você não pode esquecer são as medidas das portas e das janelas do ambiente, já que podem ser um problema na hora de colocar o seu móvel. Isso porque algumas dessas passagens podem ser menores do que o sofá, dificultando sua entrada após a compra.
Por isso, veja se há espaço o suficiente para passá-lo. Dessa forma você evita estresse, priorizando seu conforto e acessibilidade.
5. Pense no estilo do local
O estilo que você deseja trazer para o seu ambiente faz toda diferença na hora de medir o tamanho do sofá. Por isso, pense na finalidade, decoração e no design que combina mais com o seu local. Dá só uma olhada nesses exemplos:
- Sofás para sala de TV: os sofás retráteis, mais profundos e com acentos reclináveis são os mais indicados para as salas de TV, podendo variar de 1,50m a 2m. Lembrando que neste caso, a distância recomendada para deixar entre o sofá e a TV é de 1,80m dependendo do tamanho da televisão.
- Sofás para salas de visitas: às salas de visita costumam ter sofás mais simples, com no máximo dois acentos e algumas poltronas, variando de 1,50m a 1,60m.
- Sofás em salas de jantar: se o espaço do seu sofá é integrado com uma sala de jantar, a dica é apostar em medidas que tenham no mínimo 90cm de distanciamento da mesa, com tamanhos de acordo com o espaço, indo de 1,50m a 3m.
Além de avaliar o tamanho desses sofás, uma dica interessante é ter em mente qual o tipo de clima que você deseja para o seu cômodo, ainda mais se ele for menor. Por isso, aproveite e dê uma conferida em como decorar uma sala pequena.
Qual é o tamanho padrão de um sofá?
O tamanho de um sofá varia de acordo o estilo e finalidade, porém existem certos padrões, como os de 1,60 m a 2 m de comprimento, além de outros tamanhos que podem ser encontrados no mercado:
Sofá dois lugares para solteiro e casal:
Geralmente são os mais procurados para pequenos locais, podendo ser encontrados em tamanhos padrões de 1,50m a 1,80m, com opções retráteis e reclináveis.
Sofá três lugares para casal e família:
Os sofás que possuem 3 lugares podem variar entre medidas de 2m a 2,70m, com um espaçamento considerável entre os lugares para maior conforto da família e dos convidados.
Sofá-cama três lugares para visitas:
Esses sofás são os mais indicados para quem gosta de conforto e de receber amigos em casa, já que tem a possibilidade de se tornar uma verdadeira cama quando tem seus braços retirados. Seu tamanho pode chegar a 1,91m de largura.
Sofá quatro lugares para família:
Os sofás de 4 lugares tem medidas padrões de 2,50 a 3 metros de comprimento, sendo a opção ideal para acomodar mais pessoas ao mesmo tempo… Esses são os favoritos, não é?
Ficou interessado em conhecer melhor sobre esses sofás? Então veja mais e saiba escolher o modelo ideal para você.
Qual o tamanho dos sofás para salas pequenas?
Os sofás para salas pequenas também podem variar de acordo com a sua funcionalidade, porém os modelos mais conhecidos têm até dois lugares, com 1,50 m de largura e 90 cm de profundidade. Eles podem ser retráteis para maior conforto e flexibilidade ou até de canto, para serem posicionados contra as paredes.
As poltronas também são uma opção mais econômica, já que ocupam menos espaço, além de terem maior disposição com relação aos outros móveis. É interessante levar em consideração a funcionalidade do local na hora de fazer essa escolha, para não atrapalhar na acessibilidade.
Como vimos, a escolha do tamanho do sofá tem vários pontos para se prestar atenção, por isso ela deve ser feita com antecedência, calma e conhecimento. Sem se esquecer do ponto mais importante: o tamanho do seu ambiente.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado na hora de fazer a sua pesquisa. Se você ficou interessado em entender melhor como escolher o melhor sofá para salas pequenas, preparamos algo especial, é só dar uma conferida! Até a próxima.