Quando estamos escolhendo um sofá, é comum que dúvidas sobre cor, modelo, tamanho e tecido surjam durante o processo, o que acaba até mesmo atrasando nossa tomada de decisão. Mas você já parou para pensar se é melhor ter um sofá com mola ou um sofá com espuma? Se não, saiba que essa escolha também deve ser feita com base no conforto e na durabilidade que o produto tem a oferecer, além do seu gosto pessoal.
Para ajudá-lo a tomar essa decisão, a King House preparou um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre qual tipo de sofá é melhor, apresentando todas as vantagens e diferenças dos modelos com mola e com espuma. Continue a leitura e confira só o que levar em consideração na hora de tomar essa decisão!

Quais são as diferenças entre sofá com mola e sofá de espuma?
Assim como pesquisamos quais são os tipos de colchão antes de comprá-los, também precisamos entender melhor quais são as diferenças entre o sofá com mola e o sofá de espuma e a definição de cada um desses móveis, já avaliando qual deles pode trazer mais conforto na hora de tirar aquele tempinho para relaxar.
Afinal, mais do que um produto, a escolha de um sofá também impacta na sua qualidade de vida. Entenda a diferença dos dois tipos a seguir!
O que é um sofá com molas?
O famoso sofá com molas é um tipo de móvel que tem um sistema próprio de molas internas na sua estrutura que equilibra e distribui o peso de quem senta de forma igual. É o queridinho de todos que preferem um suporte mais firme para o corpo, adaptando-se à coluna do usuário.
Dentro desse móvel, também há opções com muitas molas que funcionam como um “colchão”, conhecido como molas ensacadas ou bonnel. Toda a pressão é distribuída de forma uniforme, o que o torna extremamente agradável ao sentar.

As principais vantagens são a resistência e a durabilidade, oferecendo mais firmeza e suporte que não se perde com o passar do tempo, acomodando pessoas de diferentes pesos. Já uma desvantagem está no custo inicial elevado, mas vale lembrar que é um investimento a longo prazo, durando bem mais do que outros tipos de sofá.
O que é um sofá de espuma?
O sofá de espuma é o modelo clássico desse móvel, entregando uma estrutura onde a espuma é cortada e anexada ao formato do sofá, trazendo mais conforto e maciez durante o uso. Além disso, esse modelo também pode ser encontrado em tipos de espumas com densidades diferentes, como:
- Espuma D28: é mais baixa e econômica;
- Espuma D33: material de densidade média, que oferece maior conforto do que a D28;
- Espuma HR: espuma de alta densidade, com tecnologia que adapta-se ao corpo para maior conforto.
Mas por que isso é importante? Além de saber qual espuma se encaixa melhor para atender suas necessidades, elas também têm um papel direto na durabilidade do produto. As espumas mais baixas tendem a perder o formato original da peça, durando menos do que outros modelos, já as de maior densidade são as mais indicadas, não perdem a firmeza nem a sustentabilidade.
Como você já deve ter notado, a principal vantagem desse modelo está no baixo custo, entregando mais conforto de forma econômica. A desvantagem fica por conta de serem materiais mais frágeis que podem perder o formato ao longo do tempo. Por isso, a escolha deve ser feita com sabedoria para atender seu orçamento e suas necessidades.
Sofá de mola vs. sofá de espuma: qual vence?
Agora que você já entendeu as definições de cada tipo de sofá, chegou a hora de começar o verdadeiro combate! Tratando-se de móveis que serão usados diariamente e que devem se adaptar ao nosso corpo, é importante avaliarmos os seguintes pontos antes de tomar qualquer decisão:

Conforto e ergonomia
Quando o assunto é conforto e ergonomia, podemos considerar os pontos acima e concluir que o sofá de molas ensacadas é uma das melhores opções. Ele se adapta melhor ao formato do corpo do usuário, corrigindo sua postura e trazendo mais firmeza e sustentação durante o seu descanso.
Durabilidade e manutenção
Em questão de durabilidade, o sofá de molas tende a ser mais resistente graças à sua própria estrutura, que sustenta e equilibra pesos diferentes de forma igual, aguentando a passagem do tempo sem deformar. Quando falamos sobre a manutenção, o sofá de espuma sai ganhando, já que não precisa de muita supervisão, não possuindo nenhum ajuste mecânico para ser feito.
Mesmo assim, vale lembrar que ambos precisam ser cuidados e preservados para garantir mais duração e vida útil do produto. Por isso, se atente aos principais cuidados:
Sofás de molas
- Repare molas quebradas ou desgastadas;
- Preste atenção aos barulhos e ruídos;
- Fique atento a sinais de ferrugem na base do sofá.
Sofás de espuma
- Use almofadas de apoio para garantir que o sofá não afunde;
- Verifique se a espuma não apresenta nenhum mofo ou fungo;
- Substitua a espuma em casos mais severos.

Preço e custo-benefício
Quando falamos sobre preço e custo-benefício, a princípio, o sofá de espuma pode parecer mais acessível e de grande vantagem. Porém, vale lembrar que sua durabilidade não é tão alta, podendo ser um investimento que exija reparos constantes.
Por isso, o sofá de molas é o mais recomendado mesmo com o valor elevado, tornando-se um excelente investimento a longo prazo. Lembre-se de consultar lojas especializadas em sofás para uma escolha mais segura e precisa.
Qual é o melhor tipo de mola para sofá?
A resposta para essa pergunta depende muito do tipo, modelo e necessidade/finalidade do sofá, porém os sofás com molas ensacadas são uma excelente opção para quem procura um móvel com mais estabilidade e firmeza. As molas ensacadas equilibram pesos diferentes de forma uniforme, sendo confortáveis e resistentes, permitindo mais qualidade para aquele famoso descanso de fim de tarde.
Qual a diferença de um sofá com molas ensacadas?
A principal diferença de um sofá com molas ensacadas está na sua estrutura e conforto. Sendo feito de forma tecnológica, esse móvel tem molas que funcionam de forma independente uma da outra, equilibrando pesos de maneira igual e uniforme, ou seja, se alguém se mover ou sair do sofá, o outro usuário não sentirá nada. Interessante, não é mesmo? Além de outras vantagens, como:
- Maior durabilidade;
- Distribuição de peso;
- Suporte ideal para o corpo;
- Investimento a longo prazo;
- Circulação interna de ar;
- Adapta-se a diferentes tipos de corpos;
- Fácil manutenção;
- Resistente ao desgaste.

Qual o melhor sofá que não afunda?
Os sofás com molas ensacadas são os melhores quando o assunto é não afundar, já que possuem mais sustentação e firmeza na sua estrutura. Existem também opções de sofás de espuma de maior densidade que resistem mais ao peso, não afundando conforme o passar do tempo.
Qual espuma de sofá é melhor?
Quanto maior for a densidade da espuma, melhor será para o sofá! Por isso, a espuma D33 e HR são as opções mais recomendadas, pois possuem espessura mais grossa, aguentando diferentes pesos sem deformar ou danificar seu formato original.
Como vimos, os sofás de mola ensacadas tendem a mostrar mais vantagens em comparação com os de espuma, trazendo conforto e benefícios para a sua própria saúde. Mas é importante avaliar as suas principais necessidades antes de fazer a escolha, tomando uma decisão certa e segura. Aproveite para descobrir também qual tipo de colchão é melhor: com mola ou espuma? Boa leitura!