A cor é algo muito importante na hora de escolher um sofá, afinal, trata-se de um móvel que ocupa um grande espaço e por isso tem alto impacto na decoração do ambiente. Bege, cinza, branco e marrom são ótimas opções para ambientes que querem estimular tranquilidade e aconchego. Azul, vermelho, preto e tabaco são cores de sofá que estão em alta e trazem um ar moderno e sofisticado ao cômodo.
Escolher de forma estratégica as cores e o que cada uma delas estimula no espaço pode ser um bom ponto de partida na hora de organizar os móveis e a decoração de um ambiente. Diante disso, trouxemos várias dicas para te ajudar a escolher o que melhor combina com este móvel protagonista das salas de estar e TV. Vamos lá?
Quais as cores de sofá que estão em alta?
Muita gente tem medo de comprar móveis com cores mais vibrantes e se arrepender depois. Isso não seria diferente com o sofá. Porém, uma das saídas mais fáceis para essa incógnita é combinar com outros objetos do ambiente e transformar o seu sofá no ponto central do espaço.
A decoração da sala pode ser a responsável por criar um ambiente aconchegante junto com o sofá. Isso não significa dizer que você precisa mudar o tom da parede, do tapete e dos quadros espalhados na sala, mas se você trouxer elementos, pequenos detalhes, que conversem com a cor do seu sofá, nunca mais terá medo de ousar na hora de escolher algo.
Existem cores que estão sempre em alta:
- Cinza e suas variações de tonalidade;
- Marrom e sua versatilidade na hora de garantir a limpeza recorrente;
- Bege e suas possibilidades de combinações
- Branco e sua sofisticação.
E cores que são tendências do ano:
- Azul e suas tonalidades que quase fazem dessa cor um clássico de decoração;
- Vermelho e sua capacidade de vibrar e trazer energia ao espaço;
- Preto e sua sofisticação e camuflagem;
- Tabaco e seu elemento moderno.
O sofá cinza clássico
O cinza por si só é neutro. Misture um pouco de preto e branco e teremos essa cor. Você pode também aumentar a quantidade de branco, ou de preto e verá a infinidade de tons que terá. É justamente por isso que você consegue construir um ambiente inteiro só explorando tons de cinza. Versátil, não?
Você pode, literalmente, brincar com várias cores de almofadas e mantas nesta cor de sofá sem correr o risco de perder a mão no colorido. Duas cores próximas no círculo cromático e você acertará em cheio. Cores opostas? Também! O cinza aceita desde tons mais abertos até tons mais escuros.
A praticidade da cor marrom
Essa pode ser uma escolha estratégica quando pensamos nas facilidades que essa cor de sofá traz à casa. Aqui vamos pontuar dois elementos que casam muito bem com o uso dessa cor. Primeiro, a agilidade na limpeza que esta cor traz ao dia a dia da casa com crianças e pets. Segundo, porque aceita muito bem propostas que trazem a natureza para dentro de casa utilizando folhagens de tamanhos e cores variadas.
Além dessa praticidade na hora de organizar a casa, saber qual o modelo de sofá ideal para você assegura um casamento perfeito entre as necessidades de um lar e as funcionalidades de um sofá.
Bege e sua leveza
Tons de bege e mais pastéis trazem ao ambiente a sensação de tranquilidade e leveza. Por ter o fundo quente, o bege contribui para um ambiente mais claro e aceita de forma muito sutil texturas variadas de tecido para sofá. Para quem quer colocar cor ao ambiente e escolhe o bege, terá mais dificuldade em combinar cores fortes, se restringindo, basicamente, a tons pastéis.
Mas isso não é um problema para quem quer garantir no seu espaço a sensação de acolhimento perfeito para quem quer relaxar num ambiente tranquilo.
Branco atemporal
A grande sacada do branco é: Quem consegue manter um sofá branco limpo? Clínicas de saúde e estética exploram muito essa habilidade, porque de fato, reflete cuidado e demanda muita limpeza. Além disso, é inegável o ar sofisticado que o branco traz ao ambiente, por permitir enfoque aos detalhes de decoração, na maioria das vezes dourada, de lustres, quadros e esculturas.
Azul, o mais novo queridinho
A cor azul dá a sensação de tranquilidade aos espaços e por isso tem sido muito utilizado quando a proposta é colorir o ambiente de forma discreta. Cores quentes como amarelo, laranja e vermelho constroem composições ótimas com o azul. Mas não para por aí, tons de verde, marrom, cinza e rosa também ficam lindo ao lado dessa cor. O azul é um curinga! É uma cor de sofá que combina com tudo.
Para quem tem em casa ambientes integrados e quer colocar vida aos espaços, essa cor de sofá para sala pequena é um trunfo na decoração porque não diminui as possibilidades de combinação com a cozinha e sala de jantar, por exemplo.
Vermelho energizante
Por vezes, quando falamos nessa cor lembramos apenas de uma tonalidade específica. Aquele vermelho aberto, típico do semáforo e placas de trânsito. Sabe qual é, né? Um vermelho chamativo, do qual um pequeno pontinho seria visto a metros de distância. Mas alto lá, não é esse tipo de vermelho que recomendamos, se você estiver procurando um sofá para sua casa.
O vermelho gera a sensação de força, energia e glamour, por isso tem ganhado cada vez mais espaço na casa dos brasileiros e é uma excelente opção para quem quer trazer um ponto de destaque à sala. Com o fundo mais escuro, essa cor de sofá consegue se conectar a outras peças do cômodo sem pesar em nada o ambiente.
Preto chique
O preto é suntuoso, passa a sensação de sofisticação e seriedade ao ambiente. Mas, se utilizado em excesso, pode dar a impressão de que o espaço é menor do que de fato seja e isso nem sempre é bom. As cores no geral se harmonizam bem com o preto, mas se você trouxer tonalidades mais escuras pode ser que o ambiente fique com um ar mais sombrio, então escolha cortinas e tapetes mais claros, se optar por essa cor de sofá.
Tabaco e sofisticação
O tabaco é uma das cores de sofá em alta e que garante elegância e praticidade à sua casa. O seu tom é mais escuro que o marrom tradicional trazendo mais seriedade ao espaço, assim como o sofá de cor preta.
Tons de pêssego, amarelo e tonalidades mais claras de marrom trazem leveza ao ambiente e dão a sensação de aconchego. Um lindo convite para se sentar e compartilhar histórias, sem esquecer da manutenção diária facilitada pela sua cor.
E aí, conseguiu visualizar a cor de sofá que mais se encaixa com o seu objetivo e gosto? Abordamos aqui como cada cor estimula um tipo de sensação e remete à um estilo no cômodo. As cores mais clássicas —cinza, bege, marrom e branco, entregam sofisticação e trazem um ar de tranquilidade aos espaços. Já cores como o azul, vermelho, preto e tabaco trazem elegância, modernidade e poderíamos dizer, inclusive, jovialidade ao ambiente.
Agora que você já sabe sobre o poder das cores, que tal conhecer um pouco mais sobre os melhores tecidos para sofá lendo o próximo blogpost? Bora lá?