Você já pensou em deixar a sua sala com uma cara ainda mais aconchegante e sofisticada? Se a resposta é sim, saiba que a manta do sofá é o item de baixo investimento ideal para ajudar nessa missão. Além de dar uma cara mais confortável para o ambiente, ela protege o sofá de manchas e sujeiras, podendo ser usada de diversas formas. Quer saber quais? A King House te conta, é só continuar a leitura!
5 métodos simples de colocar manta no sofá!
Antes de entender quais os principais métodos de colocar uma manta no sofá, é importante que você leve em consideração alguns pontos que podem ajudar na hora de dar esse toque tão especial na sua sala, como:
- Escolher uma cor que combine com a sua sala;
- Priorizar materiais de qualidade;
- Entender qual é o seu tipo de sofá;
- Fazer um mix de estampas e texturas para dar mais personalidade
- Sempre seguir seu gosto pessoal.
Confira os jeitos práticos de colocar manta no sofá:
1. Cubra o sofá inteiro com a manta
Esse é o método mais tradicional de colocar a manta no sofá. Nesse caso, podemos proteger o móvel cobrindo-o completamente, de forma simples com cores mais neutras e almofadas por cima ou com tons mais ousados para dar um toque exclusivo na sua decoração. O importante aqui é deixar a imaginação fluir enquanto segue suas próprias referências.
2. Coloque a manta apenas na metade
Neste passo, podemos posicionar a manta apenas na metade do sofá, criando um ar mais criativo e descontraído. Você pode apenas joga-lá com algumas dobras entre os assentos ou colocá-la dobrada com ambas as pontas alinhadas umas às outras. Uma dica é distribuir almofadas dos dois lados, para dar mais harmonia, ou deixar uma das pontas da manta encostada no chão.
3. Use a manta no meio do sofá
Usar a manta no meio do sofá também é um dos métodos mais clássicos na hora de decorar seu móvel. Aqui, a nossa sugestão é simples: dobre corretamente a manta em forma de triângulo, colocando uma das pontas no centro, deixando tudo alinhado entre os lugares do sofá. Você também dobrá-la em forma de retângulo, cobrindo o lugar do meio entre as almofadas.
Lembrando que, é importante saber como escolher as cores do seu sofá na hora de colocar qualquer manta, já que isso também afeta diretamente a decoração do ambiente.
4. Jogue nos cantos do sofá
Ao contrário dos outros métodos, nesse daqui, podemos fazer algo mais despojado, como se a manta tivesse caído naturalmente em um dos cantos do sofá. A ideia é posicioná-la dando pequenos beliscões ao longo do tecido, criando a ideia de algo “bagunçado”, incrementando ainda mais com a decoração da sua sala. Você pode combinar essa ideia dobrando a manta em diferentes formatos, desde que fiquem posicionados nos cantos.
5. Dobre a manta nos braços do sofá
Os braços do sofá também podem ser um local interessante para colocar a sua manta. Dobre-a em forma de retângulo, cobrindo totalmente um dos braços ou deixe-a solta, com as pontas sobre o restante do móvel. Isso cria mais fluidez para a decoração, como se você não tivesse planejado aquela posição.
Ainda falando um pouco sobre decoração, o que acha de entender como criar um ambiente aconchegante para a sua sala? Dê uma olhada no que preparamos no conteúdo exclusivo!
Tipos de mantas para colocar no sofá
Atualmente, podemos encontrar diversos tipos de manta no mercado, com materiais, texturas, cores e formatos diferentes. Por isso, é importante levar em consideração o tipo de clima que você deseja trazer para a sua sala, escolhendo o tecido certo que irá trazer destaque para o seu sofá. Confira os principais tipos:
- Manta de lã: geralmente, é mais indicada para climas invernais, por ser um pouco mais pesada e aconchegante. Coloque ela em cantos do sofá para não prejudicar o conforto do lugar;
- Manta de crochê: essa manta é famosa pelo formato e textura diferente, criando um ar mais sofisticado e elegante para a sala. Se você deseja esse tipo de decoração, é legal combinar com almofadas de cores mais neutras;
- Manta com franjas: as famosas mantas com franjas são as mais indicadas quando o assunto é dar um toque caseiro para o seu lar. Existem diversos tipos de tecidos disponíveis nesse modelo, adaptando-se a qualquer cenário;
- Manta xadrez: sabe aquele cantinho aconchegante com cheiro de infância? Esse é o clima que a manta xadrez cria, podendo ser encontrada em diversas cores para um ar mais rústico e confortável.
Qual é a manta ideal para o sofá?
Como vimos, existem mantas de diferentes tipos de tecido, por isso, o ideal é escolher aquele que se encaixe melhor no clima do lugar em que você mora. Tecidos como acrílico e poliéster são mais quentes, recomendados para locais frios, já as mantas de algodão são mais refrescantes, indicadas para climas quentes. Dessa forma, você evita qualquer desconforto quando for incrementar a decoração do seu sofá.
Além de entender melhor qual é a manta ideal para você, é importante saber também qual é o melhor tecido para o seu sofá. Confira o conteúdo!
Qual cor de manta usar em um sofá?
Você pode pensar em cores diferentes do seu sofá, de preferência tons neutros mais claros ou escuros, facilitando a combinação com o restante da sala. Mas se deseja algo ousado, nossa sugestão é investir em cores vibrantes para contrastar com um sofá mais neutro, como vermelho, azul, laranja e goiaba. O importante é não deixar seu gosto pessoal de lado, adaptando qualquer opção.
O que combina com a manta?
Combinar uma manta de sofá não é uma tarefa difícil como muitas pessoas possam imaginar. A dica principal é prestar atenção nos itens ao redor da sua própria sala. Além das almofadas, você também pode se inspirar nos tapetes, quadros, vasos e até nos móveis. Seguindo o mesmo tom de cores ou indo para cores opostas/complementares, garante um toque de modernidade para qualquer ambiente.
Lembre-se que a manta é um item simples, mas que pode enriquecer ainda mais os detalhes da sua sala com sofisticação e praticidade. Gostou das dicas? Se sim, aproveite para dar uma olhada em como escolher o melhor tipo de sofá para sala pequena.