5 dicas eficientes de como fazer o bebê dormir a noite toda!
Uma pesquisa revelou que 72% dos pais recentes têm problema com privação do sono porque os bebês não dormem direto até a manhã, deixando uma pergunta no ar: como fazer o bebê dormir a noite toda? Pensando nisso, a King House preparou um guia com dicas eficazes para a criança ter um sono de qualidade e, assim, vocês, pais e mães, também voltarem a descansar.
Continue lendo o conteúdo para descobrir o que fazer para o bebê dormir a noite toda!

O que esperar do sono do bebê por faixa etária?
Conforme a tabela do sono do bebê da Sociedade Brasileira de Pediatria, confira a seguir qual é a indicação da quantidade de sono para o bebê de acordo com a idade:
Idade | Sono durante a noite | Sonecas | Total |
---|---|---|---|
1 mês | Ciclos de sono de 1 a 4 horas deduração, intercalados por 1 a 2 horasacordado — independentemente de ser noite ou dia | – | 16 a 20 horas |
3 meses | De 6 a 9 horas | De 5 a 9 horas, divididas entre 3 a 4 sonecas | 15 horas |
6 meses | De 9 a 11 horas | De 2 a 3 horas, divididas entre 2 a 3 sonecas | 14 horas |
1 ano | De 9 a 10 horas | De 2,5 a 3 horas, sendo uma de manhã e a outra à tarde | 13 horas |
2 anos | 10, 5 horas | De 1,5 a 2 horas e uma soneca pela tarde | 12,5 horas |
Por que meu bebê não dorme a noite toda?
Normalmente, são diversos fatores que influenciam o sono do bebê, como a adaptação, a falta de uma rotina de sono, a imaturidade neurológica nos primeiros dias de vida. Além disso, é uma fase em que eles estão descobrindo o mundo ao redor e ainda não há uma rotina estabelecida e estabilizada, pois é um período de adequação tanto para o pequeno quanto para os pais. Confira os principais motivos:
- Imaturidade neurológica: nos primeiros meses de vida, o bebê ainda tem dificuldade de manter ciclos longos como os adultos, incluindo os ciclos de sono;
- Fome e crescimento acelerado: por terem o estômago pequeno, os bebês sentem a necessidade da alimentação com mais frequência, o que acontece, inclusive, durante a noite;
- Insegurança e necessidade do próximo: é natural que o bebê procure se sentir seguro e a forma que ele encontra de fazer isso é procurando a atenção e a presença dos pais por meio, por exemplo, do choro;

- Ausência de ritmo circadiano: o ritmo circadiano, que regula o ciclo biológico de sono e vigília, começa a se estabelecer por volta dos 3 a 4 meses de idade. Até lá, os bebês não conseguem diferenciar dia e noite;
- Desconforto e fatores externos: é um momento de muitas descobertas para o bebê. Fatores como cólicas, nascimento dos dentes, refluxo e fralda suja podem incomodá-lo e atrapalhar o sono;
- Regressões do sono: em diferentes fases do desenvolvimento, os bebês passam por regressões do sono. Elas são comuns e acontecem quando o cérebro do bebê está processando grandes mudanças, como aprender a rolar, sentar, engatinhar ou falar.
Para entender mais, confira o nosso guia sobre o que você precisa saber sobre o sono do bebê.
Dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda
Entender que os primeiros meses serão de muitas descobertas e respostas para essa questão já é um excelente início! No entanto, estabelecer uma rotina do sono com o bebê e aplicar técnicas de relaxamento podem tornar o processo evidentemente mais tranquilo. Confira 5 dicas que a King House preparou:
1. Crie um ambiente tranquilo para dormir
Até mesmo nós, adultos, temos mais facilidade em dormir quando estamos em um ambiente tranquilo e que nos induz ao sono, por isso, crie um local confortável para que o bebê pegue no sono com mais facilidade e também consiga mantê-lo. Para isso, você pode adotar algumas práticas:
- Deixe o ambiente escuro ou com a luz baixa;
- Cante canções de ninar;
- Fique um tempo com o bebê antes do momento de dormir para que ele vá acalmando;
- Use a memória olfativa a seu favor! Para isso, você pode ter um “cheirinho” característico do ambiente de dormir para que ele associe ao momento de descanso;
- Evite telas para o bebê antes do momento de dormir, essa exposição irá despertá-lo e deixá-lo acordado;
- Tenha “acessórios de ninar”, pois muitos bebês associam fraldinhas, chupetas, travesseiros e cobertinhas ao momento do sono;
- Por fim, coloque essas dicas em prática de forma recorrente para que se estabeleça um “ritual do sono” com a criança.

Você também pode apostar em uma estética confortável para o bebê! Cores suaves impedem a “superestimulação” que os agita. Para complementar a decoração com utilidade, há ainda opções de plantas que melhoram o sono. No entanto, lembre-se de posicioná-las em locais onde o bebê não alcance.
2. Estabeleça horários regulares de sono
Mantenha uma constância com os horários de sono do bebê, isso fará com que ele se adapte mais facilmente à rotina de sono. Além disso, estabelecer um horário de sono não se inicia somente no momento de colocar seu bebê para de fato dormir e, sim, no momento “pré-sono”. Ir acalmando a criança com as próximas dicas fará toda a diferença no momento da indução ao sono.
3. Experimente dar um banho morno
Quando estamos cansados, ansiamos por um banho relaxante antes de dormir, não é mesmo? O mesmo ocorre com os bebês! Os banhos podem induzir os pequenos ao sono por proporcionarem um momento de tranquilidade. Ainda, os banhos com chás calmantes também são bem-vindos nesses momentos, como com chá de camomila. Confira o passo a passo de como fazer:
- Prepare o banho do seu bebê como faria normalmente;
- Coloque três sachês de chá para cada 2 litros de água;
- Após a higienização, seque o bebê sem enxaguar a “água de chá”;
- Aproveite a tranquilidade proporcionada pela camomila.
4. Faça a leitura de histórias
Ler histórias para uma criança estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional dela, além de também dar abertura para um mundo de fantasia em que ela pode trabalhar a imaginação. Além desse lado “biológico” da contação de histórias, essa prática cria um momento de afeto entre a criança e seus pais e torna-se parte do momento de dormir.

5. Teste ligar música ou ruído branco
É muito interessante sabermos como alguns sons podem melhorar o sono — o que deve ser usado a seu favor na hora de dormir do bebê! Por exemplo, você já ouviu falar do ruído branco? Basicamente, é uma combinação de frequências que faz com que o cérebro não foque em frequências ao redor, ficando atento somente a uma atividade principal.
No caso dos bebês, esse ruído branco é muito similar ao som do útero, o que proporciona tranquilidade ao bebê! Ainda, canções de ninar e músicas relaxantes também podem ajudar.
O que evitar durante a noite para garantir um sono tranquilo?
Muito se fala sobre como fazer o bebê dormir a noite toda, mas também é necessário abordar o que não fazer para que seu bebê durma a noite toda! Abaixo, a King House separou algumas ações que são decisivas no momento de sono do bebê:
- Evitar estímulos demais: perto do horário de dormir, a criança deve ser induzida à calma. Por isso, evite telas, conversas, gritarias, músicas agitadas e tudo que possa despertar a criança;
- Alimentar o bebê durante a noite: após 1 ano de vida, o bebê já pode mamar ou tomar mamadeira somente ao acordar e antes de dormir, não há mais necessidade fisiológica de amamentar durante a noite. A interrupção dessa prática ajuda a criança não despertar muitas vezes durante a noite;
- Distrações e brincadeiras agitadas: distrair o bebê no momento de indução ao sono pode ser um erro, pois isso irá reiniciar todo o progresso até aquele momento, o que também vale para brincadeiras agitadas.
Claro, é sempre imprescindível um acompanhamento médico para que os pais sejam orientados quanto ao comportamento da criança.
Quantas horas um bebê deve dormir à noite?
Um bebê deve dormir entre 9 e 12 horas por noite, dependendo da idade. Recém-nascidos dormem em ciclos mais curtos e acordam com frequência, enquanto bebês a partir de 6 meses tendem a consolidar o sono noturno, com menos despertares. A King House possui um conteúdo que aborda especificamente a quantidade de horas de sono recomendadas por idade.

É normal o bebê acordar várias vezes durante a noite?
Nos primeiros dias de vida, é natural que o bebê interrompa o sono pelos motivos já citados: imaturidade neurológica, necessidade da alimentação, adaptação à rotina, regressões do sono e mais!
Então, não se preocupe com essa inconstância nos primeiros meses, mas faça sempre um acompanhamento com um pediatra. Ter um profissional acompanhando as fases do bebê tornará a fase de adaptação mais tranquila para os pais também.
Quando meu bebê vai dormir a noite toda?
Quando o bebê atinge a idade entre três e seis meses, ele pode começar a regular o sono e aumentar o tempo de dormir durante a noite. A adaptação até chegar ao ponto de a criança dormir 10 horas de uma vez é um caminho longo, mas conforme a rotina de sono vai sendo estabelecida, é possível perceber maior estabilidade durante a noite.
Quando alcançar os 3 meses, provavelmente o bebê dormirá em torno de 6 a 10 horas por noite, com poucas interrupções. Reforçando, cada bebê é um e cada realidade é diferente, então, considerando como é a rotina da criança e dos pais, pode ser que esse tempo varie de uma criança para outra.

Agora você tem em mãos dicas práticas e eficazes de como fazer o bebê dormir a noite toda! Que tal conferir também se dormir com cachorro faz mal ou bem? Conte sempre com a King House para elevar sua qualidade de sono. Até mais!