Saber como decorar uma sala pequena, especialmente em apartamentos, pode ser complicado, ainda mais quando você está incerto sobre paletas de cores, opções de móveis e iluminação. Outros fatores que também impactam nesta etapa podem ser como ampliar o ambiente e trazer aquele toque de aconchego que transforma a casa em lar.
A funcionalidade do cômodo anda de mãos dadas com o conforto e a decoração é a principal estratégia de aproveitamento do espaço de forma rica. Dessa forma, que seja possível proporcionar bem-estar a anfitriões e convidados. Mais que isso: a decoração da sala é uma forma de expressar seus gostos pessoais e deixar o seu cantinho com a sua cara!
Pensando nisso, preparamos para você as melhores dicas para ajudar no seu projeto de decoração! Vem com a gente!
1. Escolha bem as cores e tonalidades
As cores são a primeira coisa a se pensar quando o assunto é ampliar um ambiente. A escolha errada da cor das paredes de um cômodo pode deixá-lo ainda mais compacto e com um aspecto pesado. Uma dica é valorizar o espaço utilizando uma combinação de cores que casem bem com a iluminação, seja ela artificial ou natural.
Cores claras e tons pastéis geralmente trazem leveza e claridade ao ambiente e dão a sensação de espaço maior em ambientes com uma metragem restrita. A escolha estratégica de uma paleta harmônica, que realce a iluminação da sala, é a chave para um cômodo bem decorado, receptivo e amplo.
Outra boa pedida é pensar na psicologia das cores: cada cor mexe com os nossos sentimentos e percepções de um jeito diferente. Então, escolha aquelas que não só combinem com o tamanho do seu espaço, mas também com o seu estilo pessoal e o clima que você quer dar para o ambiente.
2. Adicione um sofá confortável
Nossas opções são restritas a peças mais compactas quando precisamos escolher um sofá para sala pequena. Então a sugestão é encontrar peças estratégicas de tamanho amigável a ambientes menores, como os sofás retráteis ou as namoradeiras, cheias de estilo e que garantem personalidade e sofisticação.
Em geral, no momento de fazer essa escolha, o ideal é observar atentamente o custo benefício da peça. O ideal é encontrar uma peça que caiba no orçamento e avaliá-la com medidas precisas sobre a profundidade e largura, fazendo a comparação com a metragem do cômodo a ser decorado.
Para otimizar ainda mais o espaço no cômodo, a dica é escolher uma mesinha que encaixe no braço do seu sofá. Com design inteligente e cheias de presença, as mesas para braço de sofá podem ser úteis e funcionais em um ambiente que é limitado.
3. Aposte em uma iluminação suave e indireta
Apostar em uma boa iluminação pode mudar a atmosfera do mesmo ambiente por completo, o transformando de uma sala impessoal em um ambiente acolhedor. Tons frios ou quentes podem ser mais adequados a estilos diferentes de decoração, porém a nossa dica é optar por iluminação indireta em cores quentes.
Uma opção interessante é apostar também na iluminação como um elemento da decoração em si e considerar o investimento em peças como luminárias e abajures com design cheio de personalidade, que expressem seu gosto pessoal e deixem o local com a sua cara!
4. Não posicione móveis no meio do espaço de circulação
Muitas pessoas se empolgam na hora de comprar e decorar um ambiente e acabam cometendo o erro de congestionar a circulação do cômodo, fazendo com que a rotina fique complicada. O ideal é planejar bastante antes de agir e investir nos objetos de decoração e móveis, já sabendo a metragem do espaço e considerando o trânsito de pessoas e pets pelo local.
Quando falamos em decoração, apesar de existirem pessoas que gostam de um estilo maximalista, no momento de entender como decorar uma sala pequena é pensar que menos é mais. É mais interessante pensar em estilos minimalistas e modernos, que permitam um uso mais versátil do espaço.
A opção ideal é pensar na verticalização do décor: prateleiras e painéis são bem vindos na hora de otimizar o aproveitamento do espaço.
Outro apontamento importante é pensar nos tipos de sofá para escolher: apesar da primeira dica mencionar o conforto, lembre-se denão posicionar a peça escolhida em um localque prejudique a passagem das pessoas pelo cômodo. O mesmo sofá pode ser bem colocado no ambiente otimizando o espaço.
5. Coloque espelhos nas paredes
Muito reconhecidos pela sua capacidade de causar a ilusão de amplitude, os espelhos, especialmente os grandes e sem moldura, fixos nas paredes são uma opção que pode dar a sensação de duplicar o espaço de um ambiente.
O reflexo pode projetar a luz em lugares inesperados, causando desconforto ou prejudicando a durabilidade de outros móveis. Então, tome cuidado com as entradas de luz natural.
Investir em um espelho com moldura pode ser uma saída bacana quando o design é harmônico com o estilo de decoração escolhido, porém a ilusão ótica de espaço mais amplo seja um pouco quebrada pela presença do acessório.
6. Escolha um tapete que deixe o ambiente mais aconchegante
Uma excelente escolha para trazer conforto e sensação de acolhimento ao ambiente é decorar a sala com um tapete grande e confortável. Diferente dos tapetes pequenos, que pelo contraste com o piso podem dar a sensação de recorte ao chão, o tapete grande causa a ilusão de um espaço maior e uniforme.
Vale considerar que a peça pode ser bastante útil para quem tem crianças que brincam no chão, especialmente no inverno. Pets também se beneficiam de um espaço confortável a mais para dormir e relaxar. Escolher um tapete que tenha tons semelhantes aos tons da decoração pode contribuir com a iluminação e sensação de espaço amplo.
Além disso, o tapete é uma alternativa interessante que conforta os animais para quem quer restringir a circulação de pets ao chão, evitando que estes subam nos móveis, para não dormir com cachorro ou gato.
7. Invista no espaço aéreo
Quando nos deparamos com a dúvida sobre como decorar uma sala pequena, uma saída é pensar nas paredes como estratégia de uso do espaço. Isso deixa mais áreas livres e otimiza o armazenamento de objetos. Além disso, inclui peças-chave na decoração do espaço como esculturas, vasos e quadros.
O armazenamento de objetos como livros, aromatizadores de ambiente, umidificadores, velas perfumadas e outros itens que agregam ao conforto do ambiente pode ser feito em prateleiras, sejam elas individuais na parede ou em painéis alocados de forma adjacente à televisão.
Uma opção simples que agrega valor e muita beleza a um ambiente são as plantas. Posicionadas de forma inteligente para acompanharem a luz do sol ao longo do dia e das estações do ano, as plantas para espaços internos são um investimento que pode, até mesmo, melhorar a nossa saúde.
8. Adicione plantas no seu espaço!
Ao escolher plantas ornamentais, aposte em espécies como a espada-de-são-jorge, jiboia e palmeira-areca, são opções reconhecidas por purificar o ar em cômodos fechados.
Plantas menores em vasos com um design que expresse seus gostos pessoais ficam bem em prateleiras de parede. Elas elevama estética da peça e agregam valor ao espaço aéreo, causando a sensação de contato com a natureza e leveza aos anfitriões e convidados.
As plantas também ajudam em um ar menos congestionado, já que evitam o aparecimento de ácaros, que podem ser prejudiciais para a saúde. As espécies Clorofito e Hera são excelentes opções para evitar esse tipo de problema. Como um todo, apostar nas plantas como elementos de estética é a opção mais interessante ao pensar em uma decoração simples e elegante.
Como você viu, para uma decoração simples o ideal é escolher cores claras, iluminação versátil, investir em um bom tapete e em espelhos que ampliam o ambiente, considerar tendências simplistas como o minimalismo, aproveitar o espaço aéreo e pensar em receber auxílio profissional para planejar os móveis.
Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como aproveitar o espaço de uma sala pequena e fazer uma decoração cheia de personalidade, sofisticação e estilo, confira nosso post sobre camas queen ou king e saiba otimizar espaços no quarto também!
Continue navegando em nosso blog e boa leitura!