Quando o assunto é construir ambientes com espaço otimizado, a funcionalidade e a estética sempre andam de mãos dadas, especialmente quando se trata de levar para os espaços um mobiliário prático e elegante.
Um excelente exemplo dessa harmonia é o box baú, um item que tem a função de ser uma base para o colchão e, ao mesmo tempo, é uma solução inteligente para quem busca otimizar o espaço sem comprometer o estilo ou a decoração do quarto.
Acompanhe este guia completo sobre o box baú e conheça todas as características deste móvel, suas vantagens e desvantagens, além de dicas exclusivas que irão ajudá-lo a decidir se é a escolha certa para o seu quarto. Acompanhe!
O que é o box baú?
O box baú é uma base para a cama que possui um compartimento oculto sob o colchão, feito para armazenar objetos. Nele é possível guardar desde coisas menores, como livros ou brinquedos e até itens com maior volume, como cobertores, travesseiros e almofadas.
Esse móvel é uma verdadeira inovação no mundo dos móveis que combina a utilidade de uma cama tradicional com a funcionalidade adicional de um espaço de armazenamento.
Veja também o que é cama box e conheça as diferenças entre o modelo tradicional e o modelo baú!
O compartimento do box baú é acessado por meio de um mecanismo de elevação, geralmente hidráulico, que permite levantar facilmente o colchão sem esforço algum, revelando um espaço amplo. O design inteligente do box baú também faz dele uma opção popular para aqueles que vivem em espaços menores ou que simplesmente desejam reduzir a desordem.
Quais são as vantagens do box baú?
Ter um espaço extra para armazenamento de objetos é uma das principais vantagens que o box baú oferece, mas também existem outros que você pode considerar ao pensar em adicionar o móvel ao seu quarto, como:
1. Maximização do espaço
O box baú é uma verdadeira solução para problemas de espaço. Ao oferecer um compartimento de armazenamento integrado, ele permite que você aproveite ao máximo a área do seu quarto, especialmente valioso em ambientes menores ou compartilhados. Nele você pode guardar objetos com diferentes dimensões e pesos, sendo um verdadeiro curinga quando o assunto é organização.
2. Cama personalizável em relação às camas tradicionais
Além de sua funcionalidade, o box baú oferece uma variedade de opções de personalização, desde o material de seu revestimento externo, podendo ser encontrado em corino, camurça, jacquard, entre outras. E sua cor, que pode ser selecionada respeitando o projeto decorativo do ambiente.
Além disso, em alguns casos é possível escolher também o tipo de mecanismo de abertura e a repartição de espaço, podendo ser com fundo vazio ou repartido ao meio. Ou seja, você pode escolher um box baú que não só atenda às suas necessidades de armazenamento, mas também complemente a estética do seu quarto.
3. Espaço de armazenamento extra
Como dissemos, o espaço é a principal vantagem do box baú e o motivo pelo qual a maioria escolhe ele ao invés da base box tradicional. O amplo espaço de armazenamento é perfeito para guardar itens volumosos ou sazonais, como cobertores, malas, e roupas fora de estação, ajudando a manter o quarto organizado e livre de desordem.
4. Versatilidade
O box baú pode ser utilizado em qualquer tipo de quarto, servindo não apenas como uma cama, mas também como um espaço de armazenamento adicional. Esta versatilidade o torna uma escolha excelente para quartos de crianças, quartos de hóspedes ou em estúdios e lofts.
Sua versatilidade também se dá pelas medidas, podendo ser encontrado em diversas variações de tamanho das camas box, desde o tamanho solteiro ao king.
5. Organização do quarto
Com um espaço dedicado para armazenar itens diversos, o box baú ajuda a manter o quarto organizado e esteticamente agradável, reduzindo a necessidade de móveis de armazenamento adicionais, como cômodas e armários.
Além disso, mesmo estando sob o colchão, com a tecnologia de abertura que não exige esforços, os itens que ficarão no box baú estarão ao alcance sempre que você precisar.
O que cabe em uma cama baú?
É comum se perguntar o que pode ser guardado no box baú. A capacidade de uma cama baú varia conforme o modelo e o tamanho, mas geralmente pode acomodar itens grandes e pequenos, desde roupas de cama até equipamentos esportivos ou objetos que temporariamente não possuem mais utilidade.
Praticamente qualquer coisa que não seja usada diariamente pode ser armazenada em um box baú. Ao selecionar um tamanho, pense sempre nos itens que você deseja armazenar e também não deixe de considerar o tamanho do seu colchão para que todo o ambiente fique otimizado.
Como evitar mofo no box baú?
Em regiões com muitas chuvas ao longo do ano ou que passam por invernos rigorosos e com muita umidade, o mofo sempre é um problema. Muitas mobílias são afetadas, desde guarda-roupas e cômodas, até armários de cozinhas. Entre eles, o box baú pode também ser um item afetado com o mofo.
Para manter seu box baú livre de mofo e em perfeito estado, preparamos um passo a passo que ajudará você a evitar a proliferação de fungos:
- Mantenha o interior seco: evite guardar itens úmidos e verifique regularmente se o interior está seco;
- Ventilação: deixe o compartimento aberto pelo menos uma vez na semana, para permitir a circulação de ar;
- Faça uma limpeza regular: limpe o interior com um pano seco ou levemente umedecido com vinagre e utilize aspirador de pó para remover a poeira presente;
- Adicione produtos antimofo: considere o uso de produtos antimofo, como sílica gel, para manter a umidade sob controle.
Deste modo, além de você contribuir para a manutenção do móvel, é possível também aumentar sua durabilidade e garantir que os itens armazenados não sofram algum tipo de desgaste também.
O box baú é uma adição inteligente e estilosa a qualquer quarto, oferecendo não apenas um lugar confortável para dormir, mas também uma solução prática de armazenamento. Esperamos que este guia ajude você a considerar as vantagens do box baú, bem como a seguir dicas de manutenção adequadas para você aproveitar ao máximo este móvel multifuncional.
Gostou do conteúdo? Continue no blog da King House e confira como escolher o colchão ideal com 5 dicas. Nos encontramos no próximo post!