Confira dicas essenciais para identificar e acabar com os ácaros
Se você já sabe o que são ácaros, deve saber que eles são parentes das aranhas e deveriam causar tanto pavor quanto elas! Isso porque, apesar de não serem necessariamente venenosos, esses pequenos aracnídeos podem ser muito mais prejudiciais à saúde do que normalmente imaginamos.
Entre reações alérgicas e problemas de pele, esses microrganismos invisíveis a olho nu adoram um ambiente quente e úmido para viver e proliferar. Se você acredita que possa ter ácaros no seu colchão, ou até mesmo na sua pele, a King House preparou este conteúdo para te ajudar a identificar e eliminar esses seres!
Para descobrir como saber se há a presença de ácaros no colchão, como matá-los, como conferir se foi picado por um desses bichinhos, como prevenir essa infestação e mais, continue com a gente e leia o post!
O que pode causar ácaros no colchão?
O que causa ácaros no colchão é, basicamente, umidade, falta de ventilação e o fato de eles se alimentarem de algo que nós, seres humanos, temos muito a oferecer: pele humana!

Ademais, o maior inimigo de um colchão é a umidade, seja diretamente nele ou no ambiente de modo geral. Enquanto o ser humano perde cerca de 2 litros de água ao dia, boa parte dessa perda ocorre através da transpiração, que fica retida no colchão. Ao mesmo tempo, os ácaros são seres que, além de viverem e se reproduzirem em ambientes quentes e úmidos, também se alimentam de pele humana.
Percebe como o colchão é o local perfeito para esses seres chamarem de casa? E apesar de convivermos com microrganismos inofensivos diariamente, esse não é o caso do ácaro, que causa reações alérgicas.
Como saber se tem ácaros no colchão?
Os ácaros são invisíveis a olho nu, então sua presença deve ser percebida através de sinais como:
- Reações alérgicas: fique atento se, ao acordar, você apresenta espirros, tosses ou irritação;
- Resíduos no colchão: embora invisíveis, os ácaros deixam excrementos que podem desencadear alergias;
- Ventilação: um dos maiores combatentes contra os ácaros é a ventilação! Então, se você já percebeu a existência dos dois sinais anteriores e o ambiente em que o colchão está não é muito arejado, fique atento, pois provavelmente esses animais estão fazendo do seu colchão a morada.
As fezes dos ácaros são revestidas por uma enzima conhecida como Der P1, a qual é altamente alergênica e pode causar crises de asma, espirros, irritação ocular e corrimento nasal. Essas enzimas se instalam nos bronquíolos, que se contraem, e dificultam a respiração, dando início a uma crise asmática. Além de tudo, a higiene do sono pode ser extremamente afetada pela presença desses animais.
Como matar ácaros no colchão?
Para acabar efetivamente com esses bichos, é necessário higienizar não só o colchão, mas sim o ambiente todo! Isso porque os ácaros habitam uma ampla variedade de ambientes, como o solo, vegetação, superfícies cobertas por poeira, pelos de animais, ambientes aquáticos e até mesmo a pele humana.
Com isso, as principais formas de matar os ácaros no colchão são através de limpeza a seco e sprays antiácaros.

Como funciona a limpeza a seco no colchão?
A limpeza a seco de rotina no colchão émuito mais simples do que se imagina! Para limpar eficientemente, você precisará de:
- Bicarbonato de sódio;
- Escova de limpeza;
- Aspirador com filtro HEPA ou filtro de água.
A seguir, o passo a passo dessa limpeza prática:
- Esparrame o bicarbonato de sódio por todo o colchão;
- Esfregue o bicarbonato por todo o colchão com a escova;
- Aguarde 1 hora;
- Aspire com o aparelho de filtro HEPA ou filtro de água;
- Arrume a cama com um jogo de cama limpo.
Por que não fazer uma limpeza com água ou vinagre?
Essas são duas alternativas muito comuns na hora de procurar formas de limpar colchões ou estofados em geral, no entanto, lembre-se sempre que o maior inimigo do colchão é a umidade e que ela deve ser evitada a todo custo, até mesmo no momento da limpeza.
Deixe a água e o vinagre para limpeza em ambientes e objetos resistentes à água ou limpezas especializadas, tudo bem?
Por que usar aspirador com filtro HEPA ou filtro de água?
Aspiradores que não contenham nenhum desses dois tipos de filtro podem ter o efeito contrário e espalhar sujeiras, vírus e o próprio ácaro pelo ambiente ao invés de contê-los. O filtro HEPA remove mais de 99,9% das partículas suspensas no ar, incluindo pó, ácaros, mofo, pólen, bactérias e até mesmo alguns vírus.
O filtro de água também auxilia no processo, pois concentra todas as sujidades e partículas aspiradas na água, impedindo que elas se dispersem no ar.
Como posso usar o spray antiácaro?
Isso dependerá das instruções do fabricante do produto. Geralmente, a maioria dos sprays indica apenas a pulverização direta no colchão e o aguardo de um tempo determinado para fazer efeito.
Confira também: Aprenda a limpar diferentes tipos de sujeiras em vários tecidos
Como saber se estou com ácaro na pele?
Além de causar complicações internas, como a crise asmática, os ácaros também atacam a pele viva e provocam dermatite atópica. Confira alguns sinais da presença desses seres na área cutânea:
- Coceira: geralmente intensa e localizada;
- Erupções cutâneas: pequenas bolhas ou vermelhidão em áreas específicas;
- Diagnóstico: consulte um dermatologista para confirmar o problema e receber o tratamento adequado.

Como é a picada de ácaro?
As picadas de ácaros podem ser confundidas com as de outros insetos. Suas características são:
- Manchas vermelhas pequenas: aparecem em grupos ou linhas;
- Coceira: pode ser intensa, especialmente à noite;
- Localização: geralmente em áreas de pele exposta durante o sono.
Como prevenir ácaros no colchão?
Separamos algumas dicas eficientes para a prevenção dos ácaros e eliminação desses microrganismos:
- Mantenha o ambiente arejado: deixe suas janelas e portas abertas sempre que possível, para gerar uma corrente de ar;
- Use protetores de colchão impermeáveis: eles evitarão que líquidos adentrem o colchão e isso ajudará a combater um ambiente propício para os ácaros;[[ Imagem ]]
- Verifique a idade do seu colchão: um colchão tem vida útil, normalmente, de 8 a 10 anos! Se o seu passou desse período, avalie se é necessária a troca do colchão.
- Limpeza a seco: existem diversas formas e dicas de como limpar um colchão, no entanto, para prevenção e eliminação dos ácaros, a mais indicada é a limpeza a seco.
- Lavagem das roupas de cama: o essencial é que a higienização das roupas de cama seja feita em alta temperatura;
- Faça o giro do colchão: além de evitar deformidades e desgastes no colchão de espuma, trocá-lo de lado regularmente auxilia no combate aos ácaros;
- Não arrume a cama: calma! Pode arrumar, mas espere de 1 a 2 horas para tal feito. Isso porque sua cama está com todo o suor de sua transpiração, cobri-la com o edredom ou coberta dará aos ácaros exatamente o que eles querem;
- Troque regularmente seu jogo de cama: eles são o primeiro contato com a nossa pele, ou seja, retêm tanto a nossa transpiração quanto nossa pele morta.
Pode colocar o colchão no sol para matar os ácaros?
Ao contrário do senso comum, não é o ideal colocar o colchão no sol para matar os ácaros!
De fato, o sol tem ação de desinfecção pelo ultravioleta, no entanto, essa alta temperatura do sol não atinge o interior do colchão, que é onde os ácaros vivem, esquentando apenas a superfície e favorecendo ainda mais o ambiente de calor que esses seres gostam de viver.

Agora você está preparado para eliminar os ácaros e proteger seu colchão, sua saúde e suas noites de sono! Que tal aproveitar para descobrir quanto tempo dura um colchão e avaliar se o seu colchão ainda oferece o suporte ideal ou se é hora de se presentear com um modelo novo e renovador? Garanta o descanso que você merece e transforme sua rotina de sono agora mesmo!